sexta-feira, 30 de março de 2012

Ex-voto

A medicina do século XXI, centrada em ciência e tecnologia, não pode esquecer seu lado arte ao considerar o  ser humano e suas crenças. As vezes é difícil acreditar que coisas do passado ainda estejam presentes no imaginário humano, como se os deuses mitológicos ainda existissem.
Os votos romanos eram pequenas jóias em metal que representavam partes do corpo doentes.  Essas jóias eram compradas e deixadas nos templos dedicadas a apólo como pedido ou agredecimento pela cura alcançada.
Votos romanos 

Oferendas votivas em Pompeia com representações de seios e pênis

Os votos de cura ultrapassaram os tempos sempre envolvendo arte e medicina.  Em Corinto ainda pode ser visto uma exposição de partes do corpo dedicadas pelos crentes a Asclépio já com a denominação de testemunho

Testemunhos coríntios

Esta prática chega até os nosso dias  com o nome de ex-voto, ainda comum em capelas dedicadas a candidatos a santos e beatos.
O ex-voto é um tipo de expressão artística de índole religiosa que comemora um voto ou promessa feita em ocasião de doença ou perigo. 
Os artífices dessa arte são popularmente conhecidos como "santeiros" ou  "milagreiros" e exercem seu ofício de preferência em regiões carismáticas, perto de algum santuário de peregrinação religiosa, onde são procurados pelos pagadores de promessas  que lhe encomendam o ex-voto (milagres como são denomiados pelo povo) em oferenda de gratidão a um santo ou dinvindade, por um milagre ou graça alcançados na cura de algum mal físico. 
O ex-voto destingue-se por um detalhe: tenta reproduzir, de modo mais realista possível a natureza da doença que afetou o devoto miraculado.  Se por exemplo havia uma ferida no pé, então o santeiro esculpirá essa parte do corpo afetada caracterizando fielmente o ferimento.  
Vemos então, na "casa dos milagres" das igrejas, um profuso amontoado de rudimentares esculturas, numa impressionante reprodução das infindáveis mazelas humanas.




ex-voto


ex-voto
Veja mais:
http://www.silvercollection.it/dictionaryexvoto.html
http://www.historiaecultura.pro.br/cienciaepreconceito/iconografia/exvotos.htm
http://www.nlm.nih.gov/exhibition/exvotos/anatomy.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário